Como vai seu intestino?

Que você está bem, parece que sim. Toma água, se alimenta, dorme... OK? E seu intestino? Tem cuidado dele? Será que seu alimento está sendo bem absorvido? O que você está comendo atinge o alvo que queremos? Suas mitocôndrias estão a todo vapor? 
É, parece que cada vez mais temos que nos preocupar com outros detalhes para ter o corpo funcionando perfeitamente. Não somente as calorias.


Esta figura mostra suas vilosidades intestinais


Proteínas, carboidratos e lipídios sofrem o processo de digestão, que se inicia na boca e prossegue no estômago e no intestino. Sob a ação de sucos digestivos e de enzimas, as grandes moléculas de alimento são quebradas em moléculas menores, aptas a ser utilizadas pelas células. Formam-se desse modo compostos menores, como os monossacarídeos dos açúcares, os aminoácidos das proteínas e os ácidos graxos dos lipídios. Esses compostos são absorvidos com rapidez no intestino delgado devido à presença, na mucosa intestinal, de dobras cobertas por milhões de minúsculas protuberâncias chamadas de vilosidades, rodeadas por outras ainda menores, as microvilosidades. Em conjunto, elas criam uma superfície de absorção de nutrientes 600 vezes superior à área do intestino delgado. As enzimas intestinais não penetram na cavidade do intestino delgado. Elas permanecem na área das microvilosidades, de onde agem sobre as moléculas dos alimentos. Estas são em seguida absorvidas na corrente sangüínea através das membranas das microvilosidades. As vilosidades, por sua vez, contêm capilares sangüíneos que conduzem à corrente sangüínea os aminoácidos e monossacarídeos, e capilares linfáticos que absorvem os lipídios.Até aqui parece tudo bem, mas não está. Estas vilosidades podem perdem sua função ao longo do tempo se não soubermos cuidar, perdendo sua capacidade de absorver e proteger seu corpo.E a sua flora intestinal vai bem? Os estudos comprovam que a flora intestinal bem equilibrada pode: Melhorar o sistema imunológico, reduzir a intolerância a lactose, fator de proteção antitumoral, reduzir o colesterol ( aqui pelo mesmo mecanismo das estatinas), regulariza a flora intestinal, melhora serotonina e com isso vem o bem estar, o sono .. Enfim, quantas coisas boas podemos ter com o intestino em perfeitas condiçõesPortanto, deixo uma pergunta: Será que o corpo perfeito é só estar de bem com a balança?



Comentários

Postagens mais visitadas