Trigo germinado não tem glúten

Em 2009 a Universidade de Tampere, Filândia divulgou uma longa e excelente pesquisa demonstrando uma diminuição e transformação da toxidade in vitro e ex vivo do glúten após a germinação.

A doença celíaca (DC) é uma doença inflamatória que ocorre no intestino delgado alto, “causada” (o autor não concorda com essa causação – há vários outros fatores a serem esclarecidos sobre as verdadeiras causas, que são múltiplas) supostamente pela glutamina e prolina derivados do glúten digerido. A doença celíaca pode ser classificada como uma doença auto-imune e, assim, como uma doença alérgica, onde há uma reação exacerbada e violenta do organismo chegando a crises ameaçadoras.

Estão amplamente comprovadas que as proteases degradam proteínas durante a germinação da semente. Resultados de experimentos na Alemanha (G. Hartmann, P. Koehller e .Wieser) revelaram que as longas cadeias de peptídeos foram quebrados rapidamente em pequenos peptídeos e aminoácidos não tóxicos durante a germinação do trigo.

A germinação determina uma série de modificações bioquímicas no grão que enriquece e torna os nutrientes muito mais assimiláveis e atóxicos. A Universidade de Minessota, USA, divulgou o resultado de uma pesquisa cujos principais achados registramos aqui: a grande maioria dos amidos são transformados em açúcares naturais evitando a formação de muco; a vit. E pode aumentar em 300%; a Vit. C em 600%; e as vit. do complexo B aumentaram em até 1200%. Inclusive a vit b17, considerada anticancerígena, teve aumentos de até 100%. As proteínas assimiláveis e atóxicas tiveram um aumento de 300%.

O trigo germinado se constitui, portanto, em um super-alimento, atóxico e de fácil assimilação. A farinha de trigo germinada é um beneficiamento importante e uma real e segura opção de alimentação para todas as pessoas que sofrem de alguma disfunção/lesão orgânica (celíacos, diabéticos, obesos, artríticos, asmáticos, entre outras doenças inflamatórias e auto-imunes). Também, para aqueles que buscam alimentos de qualidade as farinhas germinadas são infinitamente superiores a todas as outras farinhas, integrais ou brancas. Os atletas e naturalistas encontram aí uma opção saudável e de alto valor para a vitalidade, musculatura

Comentários

Postagens mais visitadas